arquivo sem legenda ou nomeA psicoterapia de perdas e luto é voltada para qualquer faixa etária, ou seja, é destinada para criança, adolescente ou adulto que sofreu uma perda significativa e esta passando por um processo de luto.

Apesar das perdas e morte fazerem parte do nosso ciclo vital, a morte de um ente querido é algo extremamente doloroso.
No processo de luto as reações mais comuns podem ser depressão, ansiedade, culpa, raiva, solidão, choro, agitação, sensação de fadiga, desamparo, alteração funções cognitivas, alteração no padrão de sono e apetite, queixas somáticas e suscetibilidade a doenças.

A psicoterapia de perdas e luto é um processo que possui algumas fases. A primeira é a de anseio por reencontrar a pessoa morta com muito sofrimento psicológico. Em seguida, o reconhecimento da imutalidade da perda leva o enlutado a questionar se a vida vale a pena ser vivida, podendo  afastar-se  das pessoas, ter dificuldade para realizar as atividades rotineiras e  vivenciar depressão. Por fim, na última fase, a pessoa enlutada começa a aceitar melhor a mudança, a vivenciar mais sentimentos positivos e a caminhar no sentido da independência.

A duração deste processo é variável e dificilmente a elaboração do luto se dá antes de 1 ano.
Existem situações em que o processo de luto não segue a evolução acima descrita, podendo ocorrer fixação numa das etapas e, consequentemente, a não resolução do luto.

O luto patológico caracteriza-se por uma diversidade de manifestações clínicas:

- Síndrome da perda inesperada: envolve morte repentina, reações de descrença, ansiedade, sensação persistente da presença do morto e de obrigações para com este;

- Síndrome do luto ambivalente: acontece fernte a perda de uma pessoa com quem se mantinha uma relação ambivalente marcada por conflitos. Reação inicial de alívio e mais tarde de desespero e desejo de corrigir o passado;

- Síndrome do luto crônico:os sintomas do luto continuam por muito tempo, desesperança é o sentimento que predomina após o término de uma relação de dependência.

Nos casos de luto, patológico existe a indicação de realização de psicoterapia que favorece alívio dos sintomas, recuperação da auto-estima, adaptação a nova situação e elaboração de novos projetos.