Também conhecida como ludoterapia, é voltada para o atendimento psicológico da criança e orientação de seus pais.
É indicada no caso de crianças que apresentam dificuldades emocionais como medo excessivo, enurese noturna, tristeza e apatia, desobediência, dificuldade para fazer amigos, agressividade, ansiedade, insegurança, obesidade e timidez. Através destes comportamentos, a criança expressa seu sofrimento e sua dificuldade em relação ao contexto em que vive e que os desencadeia.
Nos casos de problema de aprendizagem, baixo rendimento escolar e déficit de atenção é necessário que primeiro a criança faça uma avaliação neuropsicológica com objetivo de se avaliar suas funções cognitivas para depois se considerar a necessidade de realizar psicoterapia.
Ao ser encaminhada para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. É através do ato de brincar junto com a psicoterapeuta que a criança enfrenta e supera seus problemas.
Na psicoterapia infantil, é fundamental o envolvimento dos pais no processo terapêutico da criança através de sessões de orientação. Em tais encontros, os pais passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema da criança bem como aprendem formas alternativas de ajudar o filho.
É indicada no caso de crianças que apresentam dificuldades emocionais como medo excessivo, enurese noturna, tristeza e apatia, desobediência, dificuldade para fazer amigos, agressividade, ansiedade, insegurança, obesidade e timidez. Através destes comportamentos, a criança expressa seu sofrimento e sua dificuldade em relação ao contexto em que vive e que os desencadeia.
Nos casos de problema de aprendizagem, baixo rendimento escolar e déficit de atenção é necessário que primeiro a criança faça uma avaliação neuropsicológica com objetivo de se avaliar suas funções cognitivas para depois se considerar a necessidade de realizar psicoterapia.
Ao ser encaminhada para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. É através do ato de brincar junto com a psicoterapeuta que a criança enfrenta e supera seus problemas.
Na psicoterapia infantil, é fundamental o envolvimento dos pais no processo terapêutico da criança através de sessões de orientação. Em tais encontros, os pais passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema da criança bem como aprendem formas alternativas de ajudar o filho.