MEDO E FOBIA
É comum a criança ter
medo, mas geralmente se acalma na presença dos pais ou figuras de afeto. Quando os temores são mais intensos são chamados de fobia, que é uma reação excessiva e desmedida frente a um objeto ou situação. Dentre as principais fobias da infância estão o medo de pequenos animais, injeção, fantasma e monstro, altura e ruídos, trovão, escuridão e fogos de artifício. A criança, diferentemente do adulto, não reconhece que a fobia é uma reação exagerada mas acredita que o objeto ou situação realmente lhe oferece perigo, o que pode causar outras dificuldades e prejudicar a criança seja em casa, em atividades externas ou na escola.
DEPRESSÃO
Transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. Na maioria das crianças, a sintomatologia da
depressão é atípica, aparece sob a forma de irritabilidade, agressividade, hiperatividade e rebeldia. Contudo, em algumas crianças pode se manifestar através de sintomas de tristeza, ansiedade, expectativa pessimista, mudanças no hábito alimentar e no sono. Pode ter início com perda de interesse pelas atividades, vivenciando diminuição da atenção e da concentração, perda de confiança em si mesmo, sentimentos de inferioridade, baixa auto-estima, idéias de culpa e inutilidade.
ANSIEDADE
O transtorno de
ansiedade de separação é o mais comum na infância. Para o seu diagnóstico, há necessidade de que a
ansiedade diante da separação ou perspectiva de separação da figura de mais contato afetivo seja exagerada, que a criança apresente algum sofrimento significativo ou algum prejuízo social, escolar ou de outra área importante de sua vida. A criança vivencia sofrimento excessivo quando separado de casa ou da pessoa de vinculação afetiva importante, necessitando saber de seu paradeiro bem como falar constantemente ao telefone, além de poder sofrer antecipadamente diante da simples possibilidade de futura separação. São frequentes pesadelos sobre separação, saudade extrema podendo adoecer quando seu vínculo afetivo está ausente, recusa em dormir sozinha, preocupação excessiva e irreal consigo e seus pais, retraimento social e comportamentos agressivos. Medo e preocupação com a morte podem ser comuns.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH):
Síndrome neurobiológica de causa genética que aparece na infância e, geralmente, acompanha o indivíduoa a vida toda. Caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que causam prejuízos a si mesmo e aos outros. Baixo desempenho escolar e dificuldade de relacionamento estão presentes, como também dificuldade para gerenciar emoções e auto-regular o comportamento.
ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO
Considera-se distúrbio de comportamento padrões de conduta (ameaça, desobediência, mentira, agressividade) que podem prejudicar e intimidar as relações normais entre a criança e as pessoas que a rodeiam e tendem a piorar no decorrer do tempo. Em geral, metade das crianças que iniciam comportamentos agressivos precocemente (pré-escolar) desenvolverão problemas persistentes ao longo de suas vidas.
As crianças e adolescentes com esta problemática representam um grande desafio para os pais, educadores, escola e sociedade. São indivíduos que apesar de possuírem capacidade cognitiva dentro da média, nem sempre são capazes de realizar suas tarefas acadêmicas, além disso, chamam a atenção do grupo mais pelo desconforto que geram do que pela capacidade de manter boas relações. Podem ser muito tímidos e isolados ou barulhentos e agressivos Possuem dificuldade para desenvolver boa competência social.
ENURESE E ENCOPRESE
Inclui a enurese, eliminação de urina anormal para idade da criança, e a encoprese, evacuação repetida de fezes em locais inadequados (roupas ou chão), involuntária ou intencional. Ambas não podem ser secundárias a problemas orgânicos. Ocasionam intenso sofrimento na criança, baixa auto-estima, isolamento social e conflito no ambiente e relações familiares.
TIMIDEZ E RETRAIMENTO
A criança retraída tem dificuldade de mostrar seus sentimentos. Tende a se isolar mantendo-se em um local seguro, evitando o contato com sentimentos negativos. A timidez torna-se um problema quando impede a criança de fazer uma tarefa ou se relacionar. Normalmente, o isolamento e introspecção são comuns em crianças com baixa auto-estima.
PROBLEMA DE APRENDIZAGEM
Caracteriza-se pela dificuldade da criança em aprender, ou seja, de receber e processar informações, o que prejudica seu rendimento acadêmico, provocando o fracasso escolar e afetando seus relacionamentos. Essa dificuldade é causada por problemas neurobiológicos. O
problema de aprendizagem pode ser da leitura, escrita ou habilidades matemáticas.