ANSIEDADE
Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax e transpiração.
Todas as pessoas podem sentir
ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. Dependendo do grau ou da frequência, a ansiedadde pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas. A
ansiedade passa a interfirir na auto-estima da pessoa que passa a ter medo de errar e a se julgar incapaz. O potencial intelectual do indivíduo pode ser alterado, seu aprendizado bloqueado e incertezas e dúvidas de como se comportar em ocasiões sociais podem aparecer.
SÍNDROME DO PÂNICO
É caracterizada por ataques de
pânico súbitos e inesperados. Os sintomas físicos são taquicardia, suor, palpitação e dispnéia acompanhados de medo intenso, sensação de morte iminente, dificuldade para se concentar e falar. Depois do primeiro ataque, a pessoa passa a ter medo de alguns locais, podendo evitar lugares fechados, com muita gente, vivenciando a ansiedade antecipatória. O medo torna-se desproporcional e incapacitante, comprometendo a vida pessoal e profissonal da pessoa.
MEDO E FOBIA
O
medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. É ocasionado por estímulos reais de ameaça a vida. Contudo, ele pode se transformar em doença – a fobia, quando passa a ser excessivo, a limitar as atividades rotineiras, a comprometer as relações sociais e causar sofrimento psíquico.
Principais tipos de fobia:
- Fobia social: medo excessivo de humilhação ou embaraço em situações sociais;
- Fobia específica: medo intenso e persistente de um objeto ou situação. Exemplo: agorafobia - medo de espaço aberto, claustrofobia - medo de espaço fechado, acrofobia - medo de altura e zoofobia: medo de animais.
DEPRESSÃO
É uma doença afetiva ou de humor caracterizada pela perda de prazer nas atividades diárias, tristeza ,apatia, alterações cognitivas, fadiga, distúrbios do sono, ganho ou perda peso, redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)
É um distúrbio mental que se caracteriza pelas obsessões (preocupações freqüentes) e compulsões (comportamentos repetitivos). A pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis que geram ansiedade, desconforto e podem possuir conteúdo sexual, trágico, entre outros que são difíceis de afastar da mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente pelos rituais. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão). Um outro exemplo são as dúvidas (obsessão), que são seguidas de verificações (compulsão).
STRESS
É uma reação do organismo a uma sobrecarga, isto é, quando estimulado por fatores externos. Indica que a exigência de uma determinada situação é maior do que os meios que a pessoa tem para enfrentá-la.
As situações estressoras podem ser inúmeras: desprezo amoroso, bullyng na escola, mudança de emprego, nascimento, casamento, desemprego, relacionamento conflituoso, sobrecarga no trabalho, excesso de responsabilidades, entre outras.
Nessas circunstâncias, acontece uma descarga de adrenalina em nosso organismo. São sinais de stress diminuição do rendimento, insatisfação, irritabilidade, indecisão, insônia, pesadelos e quando coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
Muitas vezes, o ser humano não consegue lidar de uma maneira saudável com as situações estressoras que se prolongam podendo causar ansiedade, depressão, alterações do padrão de sono, aumento ou diminuição de peso, abuso de álcool, cigarro e drogas.
STRESS PÓS-TRAUMÁTICO
É um transtorno psicológico que ocorre como consequência da exposição a um evento traumático considerado como ameaça real a integridade física e psíquica como guerra, agressão fisíca, catástrofe naturai, sério acidente, sequestro, doença e morte de ente querido. A pessoa passa a reviver o evento traumático seja por recordações recorrentes e aflitivas, pesadelos e alucinações. Pode vivenciar desinteresse em desenvolver atividades com outras pessoas, sentindo-se alheia além de irritabilidade, dificuldade para concentrar-se, hiperatividade e distúrbio do sono. Passa a ter comportamentos e atitudes inadequadas que compromentem sua vida pessoal e profissional.
OBESIDADE
É uma doença multifatorial. Os problemas emocionais podem preceder o desenvolvimento desta condição ou serem reativos a ela, sendo os mais comuns: ansiedade, depressão e baixa auto-estima. O ganho secundário também pode estar presente na obesidade, isto é, esta condição muitas vezes é utilizada como um escudo que protege o indivíduo do convívio social, que alivia tensão e ansiedade. O ato de comer pode ser utilizado como uma maneira de saciar outros desejos que não a fome. Contudo, estes comportamentos não são percebidos pelo obeso que o mantém, gerando um círculo vicioso.
PROBLEMA DE RELACIONAMENTO
Caracterizado pela existência de dificuldade de interagir seja com amigos, familiares, cônjuge/parceiro ou colegas/chefe de trabalho. Relacionar-se é a maneira como as pessoas se tratam e se comunicam, sendo que este processo envolve sentimentos, emoções e muita expectativa. No caso de problemas de relacionamento, os sentimentos suscitados são negativos e causam sofrimento psíquico aos envolvidos.